Escolas de Educação Infantil das redes de ensino pública e privada do Estado já podem agendar a participação de suas turmas nas atividades de artes integradas “Brincando de Inventar, Cantar e Dançar”, que acontecem na Sala Lili Inventa o Mundo da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 12, 19 e 26 de março, nos turnos da manhã e da tarde.
Com base no trabalho Jogos de Inventar, Cantar e Dançar, a autora e brincante Viviane Juguero e o brincante Éder Rosa vão realizar atividades de artes integradas, com muita música, expressão corporal e vocal, além de bonecos de diferentes formatos, tamanhos, texturas e formas. “Além de assistir a cenas teatralizadas, as crianças serão convidadas a dançar e brincar, em um encontro afetivo repleto de arte”, explica Viviane.
Ao fazer o agendamento prévio para as atividades a serem desenvolvidas na Sala Lili Inventa o Mundo, as escolas poderão escolher entre as seguintes atividades:
A Lula e a Aranha: nesta história, uma lula e uma aranha resolvem conhecer um mundo novo. Elas se encontram no meio do caminho e combinam de apresentar os seres do mar e da terra uma à outra. A história aborda a questão da diversidade, da empatia e da Educação Ambiental por meio do afeto à natureza;
Viagem Aventuresca: nesta atividade, as crianças entram no mundo da imaginação e experimentam distintas aventuras que abordam diferentes sentidos e percepções. Por meio de poemas, música e dança, viajam em um navio imaginário e em uma bicicleta enferrujada. A brincadeira engloba diferentes animais, sonoridades e formas de expressão corporal;
A Banda do Burro e o Coral do Galinheiro: por meio da história do burro-maestro e do coral que engloba pato, galinha, peru, pintinho e passarinho, as crianças experimentam diferentes timbres sonoros e instrumentos musicais, brincando sobre diferentes seres da natureza e percebendo as distintas habilidades e possibilidades de integração e cooperação;
Universo Bebê: nesta atividade, são abordadas canções singelas, que proporcionam distintas experimentações corporais e vocais, com base em sonoridades extraverbais e movimentações muito presentes nas experimentações sonoras dos bebês.