Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Nova presidente do TST falará sobre “A Reforma Trabalhista e a Revolução Tecnológica” no 5º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho

Detalhes Notícia
 Maria Cristina Peduzzi é a primeira mulher a ocupar o cargo na Corte. Foto: Giovanna Bembom/TST

Primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, que tomou posse no último dia 19, ministrará a palestra “A Reforma Trabalhista e a Revolução Tecnológica” no 5º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS, o evento acontece de 26 a 28 de março, em Torres, e é voltado a dirigentes sindicais, empresários, advogados e estudantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fecomercio-rs.org.br/congressotrabalhista.

Mestre em “Direito, Estado e Constituição” pela Universidade de Brasília e autora de vários livros na área jurídica, a ministra irá falar no dia 27 de março (sexta-feira), às 9h, no Guarita Park Hotel (Av, Alfieiro Zanardi, 1017). Entre os temas abordados estarão a 4ª Revolução Industrial e os efeitos da era digital sobre o Direito do Trabalho.

Maria Cristina Peduzzi nasceu em 1952, Melo, no Uruguai, mas é brasileira nata, porque se mudou para Bagé, ainda na infância, optando pela nacionalidade brasileira. “Sou gaúcha. Nasci em Melo, mas sou brasileira nata, porque eu vim pequeninha para Bagé. Assim, minha cidade mesmo é Bagé. Minha mãe é de lá, e eu fiz opção pela nacionalidade brasileira”, declarou em entrevista realizada por Dante Marcello Claramonte Gallian, para o Banco de Memórias e Histórias de Vida da Academia Nacional de Direito do Trabalho, em 2012.

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito, Estado e Constituição pela mesma instituição, a ministra atuou como advogada nos Tribunais Superiores de 1975 até sua posse no TST, em 2001, em vaga destinada à advocacia. Foi procuradora da República (1984), procuradora do Trabalho (1992) e professora universitária de graduação e pós-graduação (UnB, CEUB, Mackenzie e IDP).

Com a presença de convidados renomados da área, o Congresso de Relações Sindicais e do trabalho é realizado anualmente e promove uma discussão vasta e atualização sobre o tema, além de promover a troca de experiências na área. Neste ano, serão abordados assuntos como a MP 905, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, a arbitragem trabalhista, contrato temporário e liberdade sindical. Estão confirmados nome como os ministros do TST Ives Gandra e Hugo Carlos Scheuermann e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Carmen Izabel Centena Gonzalez.