Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

FAÇANHAS DE BENTO GONÇALVES VÃO MUITO ALÉM DAS HISTÓRIAS

Detalhes Notícia

Líder político e chefe militar, presidente da primeira experiência republicana efetiva no Brasil, Bento Gonçalves da Silva foi lançado à condição de maior herói dos gaúchos. Suas façanhas viraram lenda, mas sua história ainda não é totalmente conhecida.

Em 23 de setembro, seu nascimento completa 232 anos. Em julho, chega-se a 173 anos de sua morte. A Revolução Farroupilha e a guerra civil decorrente contribuíram para a construção de uma identidade com laços tão fortes que até hoje é utilizada como orientação política e cultural por diferentes segmentos da sociedade. E Bento Gonçalves foi quem permaneceu com mais força no imaginário popular. Assim, contribuiu de forma definitiva para o perfil do gaúcho, símbolo de bravura e generosidade.

Já se passaram entre cinco e seis gerações e o chamado Decênio Heróico ainda é lembrado: música, literatura, arte, dança, eventos folclóricos e cívicos, inclusive nas solenidades oficiais do Estado, quando é desfraldada a bandeira gaúcha, que teve origem no pavilhão farroupilha, e ao som do Hino Rio-grandense, composto a mando dos farrapos.

Leia mais no Jornal do Comércio