Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

DE DEPUTADOS A YOUTUBERS, BOLSONARISTAS ECOAM PT E ACUSAM CONGRESSO DE ARMAR 'GOLPE' CONTRA PRESIDENTE; POR RICARDO SENRA/REVISTA ÉPOCA

Detalhes Notícia
Mote de apoiadores da ex-presidente Dilma Rousseff é o principal argumento de organizadores pró-Bolsonaro para unir adeptos e justificar pedidos como o de 'intervenção militar'

O mote de apoiadores da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), afastada do governo em 2016 em impeachment apoiado pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, agora ecoa entre apoiadores do atual presidente.

Em meio à controvérsia sobre manifestações que, ao defenderem Bolsonaro, também pedem o afastamento dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, bolsonaristas adotaram uma narrativa que aponta um suposto “golpe parlamentar” em curso.

É este o principal argumento ventilado por organizadores dos protestos para arrebanhar adeptos e justificar pedidos como os de “intervenção militar”.

O termo “golpe” vem sendo usado por parlamentares, influenciadores e blogs conservadores nas redes sociais junto à ideia de “parlamentarismo branco”, uma tese segundo a qual o Congresso estaria se movimentando para se sobrepor ao Poder Executivo.

Leia mais em ÉPOCA