Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Coronavírus: imagens espaciais revelam queda drástica da poluição na China, com fábricas fechadas; por Jane Dalton/Independent

Detalhes Notícia
"É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico", diz o cientista da Nasa.

Reportagem do jornal britânico INDEPENDENT  mostra que imagens de satélite revelam uma queda drástica na poluição sobre a China depois que o surto de coronavírus interrompeu várias áreas da indústria e viagens do país.

A agência espacial americana Nasa disse que a mudança está relacionada, pelo menos em parte, à desaceleração econômica causada pelos esforços para conter o vírus.

Os mapas da Nasa mostram como os níveis de dióxido de nitrogênio, um gás tóxico de veículos, usinas e fábricas, despencaram após a quarentena em massa, em comparação com antes.

Os cientistas descobriram anteriormente que o coronavírus eliminou pelo menos um quarto das emissões de gases causadores do efeito estufa na China em apenas duas semanas em meados de fevereiro.

Fechar as fábricas e pedir às pessoas que parem em casa levou a quedas acentuadas na queima de combustíveis fósseis – uma das principais causas da crise climática – no maior produtor mundial de gases de efeito estufa.

 

Clique aqui, veja outros imagens, vídeos e leia a íntegra da reportagem de @JournoJane, no site do Independent.