As mulheres fazem a diferença na equipe do Hospital Moinhos de Vento. Historicamente, elas têm sido a maioria na instituição – que conta atualmente com mais de 3 mil colaboradoras. O número representa 76% do quadro de pessoal. Elas também ocupam 66% dos cargos de gestão.
Esse protagonismo traz desafios. Para apoiar as funcionárias a lidarem melhor com a rotina intensa de um hospital e presenteá-las com momentos de autocuidado, o Moinhos de Vento prepara um mês de oficinas, bate-papos e momentos culturais. Com o tema “Eu sou a minha força”, a série de atividades ocorre de 9 a 31 de março.
“Os diferentes papéis que nós desempenhamos no dia a dia – profissional, mãe, esposa, filha – trazem responsabilidades e a busca por superação. E não existe escola para isso”, avalia a coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Hospital Moinhos de Vento, Aline Medeiros. Segundo ela, é preciso resiliência, protagonismo e muita atitude para nunca desistir, aprender e se transformar em uma pessoa mais forte e completa. “É com essa energia que as nossas colaboradoras vencem seus desafios.”
A jornalista Isabel Ferrari fará a abertura da iniciativa com a palestra A Força da Mulher. “É um momento para conversar sobre carreira, profissão, maternidade e as cobranças que nos enfrentamos por sermos mulheres”, adianta. “Vou falar um pouco sobre como é quando o mundo te confronta com coisas que tu não esperas e como a gente muda, como a nossa vida é mexida por essas questões, sejam profissionais ou pessoais”, explica.
A palestra ocorrerá segunda-feira (9), às 14h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento.