Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA DO RIO GRANDE DO SUL - NOTA OFICIAL

Detalhes Notícia

Em face da ocupação do prédio da Superintendência Regional do INCRA no Rio Grande do Sul por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na manhã desta segunda-feira, 09 de janeiro, os servidores da autarquia foram impedidos de exercer suas atividades funcionais, o que causa prejuízo justamente ao público-alvo das ações do Incra, que a manifestação alega defender.

Uma comissão dos manifestantes foi recebida pela Superintendente Substituta e o Chefe de Gabinete, uma vez que o Superintendente está em Sant’Ana do Livramento, dialogando com a Prefeitura, Poder Legislativo e a comunidade dos assentados, tratando justamente dos efeitos da severa estiagem que atinge todo o Estado. A equipe diretiva recebeu a pauta de reivindicações.

No que diz respeito à estiagem, a Superintendência já vinha atuando desde novembro do ano passado, encaminhando solicitações de recursos a Brasília e pedindo, através do Presidente do Incra, uma força-tarefa emergencial do Comando Militar do Sul para atendimento às famílias assentadas dos municípios mais assolados. O Superintendente encaminhou à ministra Tereza Cristina da Agricultura, durante a Expodireto, ofício requerendo alocação de recursos emergenciais para custeio de óleo diesel para caminhões-pipa e outras providências. Toda a equipe diretiva está inteiramente comprometida na busca de soluções para esta demanda urgente e legítima.

As demais demandas serão oportunamente reportadas a Brasília, e monitoradas por nossa equipe. Repudiamos, todavia, que se impeça o ir e vir de servidores e usuários das políticas públicas do Incra, uma forma de violência que não condiz com o caráter alegadamente pacífico da manifestação, além de criar transtornos para o próprio andamento das ações práticas em favor dos assentados.

O compromisso do Incra continua sendo promover o ordenamento fundiário do solo brasileiro de forma pacífica e com respeito às leis, e nenhuma pressão corporativa irá nos arredar deste propósito.

Porto Alegre, 09 de março de 2020.

Tarso Francisco Pires Teixeira
Superintendente do INCRA RS