Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Rosa Weber rebate Bolsonaro e descarta fraude em eleições no Brasil; do R7

Detalhes Notícia
Ontem, presidente disse, nos EUA, que vai provar "em breve" que venceu as eleições de 2018 ainda no primeiro turno. Foto: Carlos Moura / SCO / STF

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, divulgou nesta terça-feira uma nota em que rebate as críticas feitas nos Estados Unidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de que o sistema eleitoral brasileiro não é suficientemente seguro. “O sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade”, reitera.

Ontem, Bolsonaro disse que vai provar “em breve” que venceu as eleições de 2018 ainda no primeiro turno, e mencionou a possibilidade de que tenha havido fraude durante o processo. A afirmação ocorre em mais um movimento que põe em dúvida a atuação da Justiça Eleitoral em um ano de pleito municipal, a ser realizado em outubro.

Em relação à suspeita de lisura nas eleições de 2018, o TSE reafirma “a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”.

O órgão cita, ainda, que existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE vai agir “com presteza e transparência para investigar o fato”. A nota de Rosa Weber finaliza dizendo que “eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil” e que o TSE vai garantir que continue a ser assim.

 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS: Sem apresentar provas, Bolsonaro diz que foi eleito no 1º turno e denuncia fraude