Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

RS: Tenente-Coronel Rogério Stumpf assume Comando de Policiamento da Capital

Detalhes Notícia
Oficial já vinha executando as funções desde novembro de 2019. Foto: Divulgação/BM

O tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Junior assumiu, oficialmente hoje, o Comando de Policiamento da Capital (CPC), em cerimônia ocorrida no prédio da Associação Comercial, no Centro de Porto Alegre. O oficial já vinha ocupando o cargo desde novembro de 2019, quando o então comandante do CPC, coronel Rodrigo Mohr Picon, assumiu como comandante-geral da Brigada Militar.

Nascido em Lages (SC), Stumpf é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar (APM). Com 30 anos de serviços prestados à BM, ele acumula conhecimentos como especialista em policiamento ambiental e gestão em segurança pública. Entre outras funções, comandou o antigo 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), rebatizado como 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq), chefiou a 4ª seção do Estado-Maior da BM, dirigiu o Departamento de Logística e Patrimônio (DLP) e o Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que participou da solenidade, ressaltou o apoio do Município para reduzir a criminalidade. “O trabalho integrado com as forças de segurança estaduais, por meio do compartilhamento de dados e tecnologia, consolidou o Município no papel de auxiliar no combate ao crime”, enfatizou.

Para Stumpf, a integração é eficiente e agiliza nas situações em que é necessário empregar o poder de polícia. “O apoio da Prefeitura é de extrema importância para reforçar a atuação dos órgãos de segurança. Dentro desse contexto de parceria, conseguimos melhorar ainda mais nossas ações e o resultado dos índices criminais”, acrescentou.

De acordo com o governo municipal, a cooperação entre BM e Guarda contribuiu, por exemplo, para reduzir em 42% as ocorrências de roubo de veículos de 2018 (8.215) para 2019 (4.761) em Porto Alegre. Em dois meses, a Prefeitura espera dobrar as 850 mil placas monitoradas por dia, com a finalização do cercamento eletrônico. Todas as 20 entradas e saídas da cidade serão vigiadas, com aumento de 70% na fiscalização.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), instalado a pedido de Marchezan em abril do ano passado, responde pelas ações conjuntas, tendo como focos permanentes o roubo e furto de veículos, comércio ilegal, código de postura, integração do sistema de informação e colaboração para punibilidade e controle de invasões. (Ricardo Pont/Rádio Guaíba)