Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Coronavírus: Governo argentino congela o preço do álcool gel por 90 dias; do Clarin

Detalhes Notícia

O jornal Clarin, informa que em meio à pandemia de coronavírus, o governo argentino congelou o preço do álcool gel pelos próximos 90 dias, de acordo com uma resolução do Ministério do Comércio Interno publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial.

A resolução 86/2020, assinada por Paula Español, reverte o preço de venda do produto em todas as suas apresentações para os valores de 15 de fevereiro, duas semanas antes do primeiro caso de pneumonia por COVID-19 ser conhecido. Argentina.

E ordena não alterar os preços por um período de noventa dias consecutivos, a partir desta quinta-feira.

Com o avanço do novo coronavírus, esse foi o primeiro produto a desaparecer em várias farmácias. Álcool gel e repelente – chave para prevenir a dengue – são produtos escassos nos pontos de venda, devido ao aumento da demanda.

“Há uma escassez em nossos fornecedores de gel de álcool e a disponibilidade é praticamente nula”, disse um farmacêutico a Clarín.

Devido a essa situação, o Ministério do Comércio Interno também instou as empresas a “aumentar a produção desses bens ao máximo de sua capacidade instalada durante o período de validade dessa medida”, para fornecer aos consumidores.

Por outro lado, cada elo da cadeia de produção, distribuição e comercialização deve reportar semanalmente ao Estado os preços de venda de álcool gel e seus suprimentos pelos próximos noventa dias.

A resolução prevê a possível extensão da medida “após análise do estado da situação de emergência sanitária”.