Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Comtu devolve relatório de alta da passagem de ônibus à EPTC para esclarecimentos

Detalhes Notícia
EPTC deverá se manifestar para responder dúvidas levantadas quanto ao valor da passagem dos ônibus. Em decisão inédita, Comtu não definiu novo valor da passagem de ônibus de Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti

O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) esteve reunido na tarde desta sexta-feira, para deliberar sobre o valor apontado no cálculo técnico da tarifa do transporte público de Porto Alegre. Mas em uma decisão inédita, 15 dos 18 membros com direito a voto – o presidente não pode se manifestar –, pediram vistas e concordaram em devolvê-lo para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que agora terá que responder às dúvidas levantadas pelos conselheiros. Uma nova reunião do Comtu, para analisar novamente a nova tarifa revisada, depende de uma nova convocação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade, o que não tem prazo para acontecer.

No dia 6 deste mês, a EPTC entregou ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, o cálculo técnico das passagens de ônibus. Baseado nos critérios estabelecidos pela lei, a empresa concluiu que a tarifa deveria ser de R$ 5,05 (valor técnico de R$ 5,0492). É um reajuste de 7,45% em relação ao ano anterior e não considera os efeitos do pacote Transporte Cidadão, uma série de projetos de lei encaminhados pelo município à Câmara de Vereadores no início deste ano. O Legislativo ainda não analisou todas as matérias, que se aprovadas, podem reduzir o valor dos bilhetes.

Leia mais no Correio do Povo