Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Guterres diz que ONU continua aberta para servir as pessoas

Detalhes Notícia
Funcionária da ONU higieniza as mãos ao entrar na sede da organização em Nova York. ONU/Loey Felipe

Secretário-geral tem “a maior confiança” de que funcionários da ONU se manterão seguros para continuar a servir; organização tem cerca de 100 mil boinas-azuis em todo o mundo e dezenas de milhares de trabalhadores humanitários que “estão totalmente focados em garantir que o trabalho continuará a ser feito.” 

Devido ao novo coronavírus, as Nações Unidas aumentaram os esforços para cumprir seus mandatos e ajudar a salvar vidas. 

Em um e-mail para todos os funcionários da ONU, o secretário-geral, António Guterres, afirmou que a organização “continua aberta para trabalhar”, mas esse trabalho “será realizado em diferentes locais, usando diferentes tecnologias”.

O chefe da ONU destacou a necessidade de “reduzir a presença física” na sede da ONU, implementando o teletrabalho a tempo integral, com poucas exceções. Ele disse que a decisão seria reavaliada em três semanas.

O pessoal da sede em Nova Iorque continuará prestando apoio aos outros escritórios em Genebra, Nairóbi e Viena, além de missões no campo. O trabalho de coordenação entre vários governos também continua, como as sessões do Conselho de Segurança.

Guterres disse que “nos próximos dias e semanas”, o mundo “dependerá mais do que nunca do senso de responsabilidade e profissionalismo de todos.” O chefe da ONU afirmou que tem “a maior confiança” de que os funcionários da ONU se manterão seguros para continuar a servir as pessoas.

Leia mais em Rádio ONU