Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Levantamento da Famurs mostra que 295 municípios já realizaram decretos ou orientações com medidas emergenciais contra o coronavírus no RS

Detalhes Notícia
A Famurs, federação que representa os 497 municípios do RS, realizou uma pesquisa nesta segunda-feira (16.03) sobre as medidas que as prefeituras estão tomando para enfrentar o COVID-19.

Conforme o departamento de pesquisa da Famurs, 295 prefeituras do RS já realizaram decretos e orientações com medidas de prevenção contra o coronavírus. 101 prefeituras ainda não emitiram nenhum tipo de decreto. E outros 101 municípios vão seguir orientações através de decisões de Associações Regionais.

O levantamento ainda revela que 139 prefeituras já anunciaram suspensão das aulas da rede municipal. Já, 142 prefeituras ainda não suspenderam as aulas da rede municipal de educação. E 14 prefeituras ainda estão definindo quais medidas vão adotar com as aulas da rede municipal. Outro dado revelado no levantamento da Famurs mostra que 266 prefeituras já cancelaram qualquer tipo de evento público que reúnam pessoas. E 15 prefeituras ainda não anunciaram a suspenção de eventos. A pesquisa ouviu as 497 prefeituras durante toda a segunda-feira (16.03).

O departamento de pesquisa da Famurs realizou três perguntas para os prefeitos dos municípios:

1 – O Prefeito do seu município já realizou algum decreto municipal ou orientação sobre o coronavírus?

2 – A Prefeitura já determinou a suspensão das aulas da rede municipal?

3 – A Prefeitura já determinou o cancelamento ou suspensão de todos os eventos que reúnem pessoas na cidade?

Para o Superintendente da Famurs, Márcio Espíndola, a tendência é que até o final de semana, praticamente todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul já tenham realizado decretos com medidas de precaução e enfrentamento contra o coronavírus. “A Famurs entende ser grave que 101 prefeituras ainda não tenham emitido nenhum tipo de decreto ou orientação. A Famurs vai seguir entrando em contato para avançar na conscientização destas prefeituras”, afirma o Superintendente da Famurs, Márcio Espíndola. 

A Famurs também criou um Comitê de Crise para atender os municípios. O objetivo é prestar todo o suporte para as prefeituras com orientações sobre a doença. A Famurs também disponibilizou para as 497 prefeituras do Rio Grande do Sul, um modelo de decreto com medidas e recomendações para o enfrentamento do COVID-19.

Segundo o Presidente da Famurs e Prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, é preciso te um trabalho permanente de conscientização. “Estamos repassando orientações para a prevenção e disseminação do COVID-19. Já emitimos dois documentos com orientações para as prefeituras e seguiremos trabalhando com firmeza nestas decisões”, afirma o Presidente da Famurs, Dudu Freire. O Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Taquari, Maneco Hassen, afirma que a Famurs vai seguir com o trabalho de orientação aos municípios. “Nosso comitê de crise vai seguir ligando e passando todas as orientações necessárias para não deixar o coronavírus avançar”, detalha Maneco. 

A Famurs também emitiu um comunicado com recomendações aos municípios como:
1) Eventos públicos, tais como feiras, shows e festivais, deverão ser suspensos temporariamente.
2) Os deslocamentos de servidores dentro do Estado devem ser mantidos, conforme as necessidades dos serviços, em especial, quanto aos deslocamentos de pacientes entre Unidades de Saúde.
3) Criação de equipe médica ou de enfermagem para atendimento domiciliar no caso de suspeitas de contaminação, com telefone disponível para agendamento.
4) A recomendação da Famurs para os municípios é de suspensão de aulas na rede municipal a partir do dia 19.03