Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Obituário: Aos 99 anos morre o empresário Sheun Ming Ling

Detalhes Notícia
A vida do homem que deixou a China, em 1951, está contada no livro ‘Entre Dois Mundos: a jornada de Sheun Ming Ling, escrito pelo jornalista Eduardo Bueno. Foto: Instituto Ling

O empresário Sheun Ming Ling, faleceu na madrugada desta quinta-feira, em Porto Alegre. Ele nasceu em 1921 em Taiwan, China. Aos 30 anos de idade veio para o Brasil e se fixou em Santa Rosa, noroeste do Rio Grande do Sul onde desenvolveu o plantio da soja, mesmo a cultura do grão sendo muito pequena no país. Ali, em 1955, junto com o sócio Charles Tse, iniciou sua trajetória como empreendedor da Olvebra. A empresa cresceu e se diversificou ao longo dos anos, transformando-se no Grupo Olvebra, resultado da incorporação de empresas produtoras de óleo vegetal, tornando-se um dos maiores processadores de soja do país. A vida do homem que fugiu em 1951, do regime comunista chinês e construiu um conglomerado empresarial presente em 11 países, está contada no livro ‘Entre Dois Mundos: a jornada de Sheun Ming Ling, escrito pelo jornalista Eduardo Bueno.

Em 1988, os controladores da Olvebra S/A decidiram reestruturar o grupo, dividindo-o em duas sub-holdings: a Olvebra, que manteve o controle sobre os negócios de soja, alimentos e embalagens; e a Olvebra Petropar, com negócios, nas áreas química, têxtil, plásticos, insumos agrícolas e agro florestal.

Na época, a família Tse ficou com os negócios da área de soja e alimentos, e os Ling uniram ativos da área petroquímica e de plásticos sob a denominação Petropar – Petroquímica Participações. Atuando originalmente nos setores químico, têxtil e agro florestal, em pouco mais de 20 anos a empresa passou por uma completa reformulação no seu portfólio de negócios, direcionando esforços e investimentos para setores industriais voltados ao mercado de bens de consumo de massa. 

Em 2013, a Petropar S/A passou a se chamar Évora, o novo nome é associado às palavras “evolução” e “valor”. Fitesa, Crown Embalagens, América Tampas e Petropar Agroflorestal são as quatro empresas controladas pela holding. O grupo, controlado pela família Ling, é dono do segundo maior fabricante mundial de mantas de polipropileno para descartáveis higiênicos e médico-hospitalares e da segunda maior fábrica de latas de alumínio para bebida do país. Hoje a Évora S.A., através de três subsidiárias industriais, atua em 11 países com mais de 3000 colaboradores.

Em 1995, como forma de retribuição ao país e à cidade que lhe acolheu, Sheun Ming fundou, com a sua esposa, Lydia Wong Ling, o Instituto Ling, entidade filantrópica que já contemplou 772 pessoas com bolsas de estudo e mantém centro cultural de referência em Porto Alegre.  Ele deixa a esposa, Lydia, os filhos William, Winston, Wilson e Rosa e nove netos.