Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

'Isolamento domiciliar não é descer para tomar banho de piscina e dar festa no play', diz Mandetta

Detalhes Notícia
Ministro anunciou medidas para facilitar isolamento, como atestados médicos extensivos a familiares de doentes e mais empenho de equipes de saúde da família. Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: Pablo Jacob / Agência O GLOBO

Com o avanço de casos e mortes da Covid-19 no país, o governo ampliou e reforçou recomendações para facilitar o isolamento das pessoas na tentativa de diminuir a velocidade da transmissão do novo coronavírus. O novo protocolo prevê que as pessoas fiquem 14 dias em casa caso tenha sintomas leves de gripe se estão em regiões com transmissão sustentada ou comunitária (quando não é possível saber mais a origem da infecção).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo apelo à população que fique em casa por 14 dias se doentes:

— Quando a gente fala: está gripado, está com sintomas, é isolamento domiciliar com a sua família. E isolamento domiciliar não é assim: eu vou descer para tomar banho de piscina e vamos dar uma festa no play. Isolamento domiciliar é isolamento domiciliar — explicou o ministro, que concluiu: — Vamos primeiro na educação e consciência. Vamos medir esta semana. Por favor, brasileiros: caso de gripe, recolha sua família e fiquem em isolamento — completou o ministro.

Leia mais em O Globo