Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Ministério da Saúde pretende distribuir 10 milhões de testes do novo coronavírus

Detalhes Notícia
Até agora, 27 mil kits já foram enviados para os estados; Organização Mundial da Saúde defende testagem em massa. Kit de testes para coronavírus em hospital de Barra Mansa (RJ), no Sul Fluminense Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou neste sábado que o governo está adquirindo um volume “significativo”de testes para o diagnóstico da Covid-19. Segundo ele, até a semana que vem, 5 milhões de testes terão sido distribuídos no Brasil, um número que, em algumas semanas, chegará a 10 milhões.

— Nós iniciaremos com cinco milhões de testes. Nós vamos chegar a 10 milhões de testes nas próximas semanas. O objetivo central dessa medida é que a própria OMS recomendou que se testasse para isolar. Ou seja, (que) fizéssemos muitos mais para que pudéssemos identificar as pessoa doentes e afastá-las — disse Wanderson.

Os testes que ainda vão ser adquiridos são mais fáceis de aplicar do que os 27 mil kits que foram distribuídos até agora para laboratórios de todo o Brasil, dos quais 10 mil neste fim de semana. Um mesmo kit pode ser usado para fazer o teste de até 23 amostras.

Leia mais em O Globo