Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Governo autoriza suspensão de contrato de trabalho por 4 meses sem pagamento de salário

Detalhes Notícia
Empresa será obrigada a dar curso online a empregados e a manter benefícios, como plano de saúde. MP foi publicada no domingo. Empresa será obrigada a dar curso online a empregados durante suspensão de contrato de trabaho Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

A medida provisória (MP) editada na noite deste domingo pelo presidente Jair Bolsonaro com ações na área trabalhista permite a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, por conta da crise causada pelo novo coronavírus. A suspensão do contrato poderá ser acordada individualmente entre a empresa e o empregado.

No período, o empregado deixa de trabalhar e não receberá salário. A empresa é obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador. A empresa também deve manter benefício voluntários ao trabalhador, como planos de saúde.

Recessão: Economista diz que Brasil não ficará imune à recessão global

O texto também facilita o uso do regime de home office nas empresas, permite a antecipação de férias e flexibiliza as regras para decretação de férias coletivas, entre outras medidas, que já haviam sido anunciadas.

Leia mais em O Globo