Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Influência de filhos de Bolsonaro no Planalto aumenta com a crise do coronavírus

Detalhes Notícia
Isolado e assistindo ao crescimento de uma onda de desgaste, o presidente decidiu radicalizar o discurso. O vereador Carlos Bolsonaro participa de reunião com o presidente no Palácio do Planalto 23/03/2020 Foto: Divulgação

Isolado e assistindo ao crescimento de uma onda de desgaste na própria militância bolsonarista, o presidente Jair Bolsonaro decidiu radicalizar o discurso. Pressionado pelas redes sociais, buscou apoio de quem lhe ajudou a chegar à Presidência: o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A presença de Carlos no Palácio do Planalto, inclusive, assusta profissionais que lá trabalham. Há preocupação de que o “pitbull do pai” busque identificar assessores “desalinhados” ao governo.

A mudança de tom de Bolsonaro ganhou evidência com a repercussão negativa da medida provisória enviada ao Congresso que permitia empresários suspenderem contratos de trabalho por quatro meses. Até aquele momento, Bolsonaro tentava uma conciliação com membros do Congresso e do Supremo. Porém, as críticas duras após o envio da MP colocaram um ponto final no diálogo. Aconselhado pelos filhos, Bolsonaro se amparou no discurso ideológico para reverter sua base de apoio.

Leia mais em O Globo