Os Estados de Maryland, Virginia e partes da Flórida aderiram nesta segunda-feira, 30, às ordens de isolamento social colocando mais de 225 milhões de pessoas – 3 de 4 americanos – em quarentena. Dos mais de 150 mil infectados pelo coronavírus nos EUA, a metade está no Estado de Nova York. Com os hospitais à beira do colapso, os nova-iorquinos receberam hoje um navio-hospital, que vai desafogar o sistema de saúde da cidade, atendendo pessoas que não têm covid-19.
“Nós não estamos mais pedindo ou sugerindo que os moradores de Maryland fiquem em casa”, disse o governador do Estado, Larry Hogan, um republicano. “Estamos mandando.” Em Virginia, o apelo foi parecido. “Quero que vocês me escutem bem: fiquem em casa”, afirmou o governador Ralph Northam, um democrata.
Na Flórida, o governador Ron DeSantis ainda rejeita decretar isolamento em todo o Estado, preferindo adotar ações específicas para cada região. Hoje, ele determinou que os habitantes da parte mais populosa do Estado ficassem em casa – os condados de Miami-Dade, Broward, Palm Beach e Monroe. A ordem tem sido cumprida com rigor.
Chad Chronister, xerife do Condado de Hillsborough, obteve hoje um mandado de prisão contra o reverendo Rodney Howard-Browne, um pastor pentecostal que realizou dois cultos no domingo, na cidade de Tampa, violando a ordem de quarentena das autoridades locais. “A total desconsideração que ele teve por vidas humanas colocou centenas de fiéis e milhares de habitantes em perigo”, disse o xerife.
Leia mais em O Estado de S.Paulo