Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

País prepara 20 mil novos leitos para pacientes infectados por coronavírus

Detalhes Notícia
Ministério da Saúde reconhece que tamanho atual da rede hospitalar é insuficiente para atendimento dos casos. Montagem de hospital de campanha em Belém: especialistas reivindicam construção de novas estruturas para atender pessoas que serão infectadas pela Covid-19 Foto: Divulgação/Agência Pará

Enquanto o novo coronavírus avança pelo país, governos e iniciativa privada correm contra o tempo para ampliar o número de leitos. Um levantamento realizado pelo GLOBO, com base nas secretarias estaduais de saúde e dados compilados pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, destaca que, nos últimos dois meses, o número de leitos de UTI do SUS aumentou 26,2%, acrescentando 8,2 mil vagas às 31,3 mil já existentes. Já a rede de enfermarias ganhou 11,7 mil leitos, um incremento de 4% sobre o que havia dois meses atrás. 

Especialistas reconhecem que é difícil medir se a expansão da rede hospitalar é suficiente, já que a evolução do novo coronavírus ainda é imprevisível. Mas a situação é crítica. Uma estimativa do Ministério da Saúde atesta que 17 unidades da federação têm mais de 70% dos seus leitos ocupados. Por isso, seria preciso criar mais de 1,6 mil leitos de UTI e mais de 22 mil leitos comuns nos próximos 30 dias.

Leia mais em O Globo