Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Líderes europeus trocam acusações e dizem que vírus pode acabar com UE

Detalhes Notícia
ctv-zhl-europeia Integração europeia, que já vem abalada, agora enfrenta desafio da pandemia, que tem fortalecido políticas nacionalistas e muitas vezes autoritárias Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

A pandemia agravou os problemas da União Europeia (UE) e alguns líderes já temem que o coronavírus possa acabar com o bloco. A coesão da UE já havia sido abalada pela crise financeira de 2008, pelo fluxo migratório descontrolado, que se arrasta desde 2015, e pelo Brexit. Agora, a integração bate de frente com o vírus, que criou atritos entre países e fortaleceu autocracias, como na Hungria.

Se os líderes não conseguirem traçar um caminho em comum, o projeto europeu pode estar em risco, como descreveu um de seus arquitetos nesta semana. Nos primeiros dias da pandemia, a resposta de alguns países mostrou que os interesses nacionais ainda superam os ideais europeus.

Primeiro, o fechamento de fronteiras foi realizado de maneira descoordenada. Depois, Alemanha e França proibiram a exportação de equipamentos médicos, como máscaras e respiradores, mesmo quando a Itália mais precisava de ajuda. No vácuo, surgiram Rússia e China para capitalizar a situação. Moscou e Pequim rapidamente ofereceram assistência médica, construindo uma narrativa heroica e dando argumentos aos eurocéticos.

Em meio à crise, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, usou poderes emergenciais para praticamente suspender a democracia, criticando os princípios básicos de um estado de direito. Juntas, todas essas tensões começaram a sobrecarregar a UE.

Leia mais em O Estado de S.Paulo