A pandemia do coronavírus desencadeou uma série de medidas globais, dentre elas o cancelamento de diversos eventos. Um deles foi o SXSW, em Austin, TX – o maior evento do mundo em inovação, transformação e economia criativa. A ocasião, que reúne mais de 400 mil pessoas interessadas em novas experiências e reflexões sobre o futuro, estava programada para março e, pela primeira vez em 34 anos, não ocorreu. A partir dos reflexos disso surge o minidocumentário “SXSW – O futuro que não aconteceu”, produzido pelas empresas brasileiras Eyxo e White Rabbit.
Devido ao cancelamento repentino, muitos frequentadores do reconhecido South by Southwest (SXSW) já estavam com tudo pronto para participar mais uma vez desse grande momento para a cultura e a tecnologia da atualidade. Foi o caso dos sócios da Eyxo Estratégias de Inovação, empresa especializada em experiências com conteúdos, e da White Rabbit, especializada em explorar tendências e co-criar cenários futuros. A mudança, no entanto, não os impediu de seguirem sua viagem aos Estados Unidos para registrar “o festival que não aconteceu”.
Com uma equipe de apenas duas pessoas, as empresas aceitaram o desafio de retratar como a cidade que recebe o festival há mais de três décadas de forma ininterrupta estava reagindo às mudanças necessárias para os cuidados com a saúde de todos. “A cidade, após o cancelamento do festival, não pulsava mais, estava atônita e tentando se encontrar. As pessoas que não puderam cancelar sua ida ou já estavam lá pareciam não acreditar no que aconteceu”, conta Luis Fernando Martins, diretor de fotografia e sócio da Eyxo.
Para produzir o minidoc, Eyxo e White Rabbit conversaram com pessoas de diferentes lugares, buscando abranger desde o pequeno empreendedor até os organizadores do festival. “Quando grandes marcas começaram a cancelar sua participação, a ficha caiu. E então houve o entendimento que isso foi o melhor a ser feito. Apesar de certa decepção, encontramos muita compreensão”, analisa Luis Fernando, que coordenou o projeto. Conforme Vanessa Mathias, sócia da White Rabbit, a força e a rapidez com que a pandemia chegou foi além de previsões dos futuristas e pensadores mais célebres do mundo, e que anualmente se reúnem em Austin. “Em vez do SXSW, pessoas, ideias e movimentos grassroots [que enfatizam o empoderamento de grupos locais] surgiam pela cidade, em uma capacidade de articulação distribuída em torno de uma causa comum”, observou ela, que costuma realizar uma curadoria de conteúdos no evento.
A partir do depoimento coletados nesses dias percorrendo o local que abriga o festival desde 1987, nasceu o minidoc “SXSW – O futuro que não aconteceu”. Com lançamento previsto para a próxima quarta-feira, dia 08, ele mostrará como uma comunidade inteira, formada por cidadãos locais e visitantes, consegue ressignificar um momento tão importante para todos utilizando justamente daquilo que o evento cancelado se propõe a discutir: a adaptabilidade, a flexibilidade, a empatia e a criatividade.
Pela primeira vez, em 34 anos, o SXSW foi cancelado. Nós estávamos lá pra contar essa história. Trabalhamos em parceria com a @whiterabbittrends pra registrar "O futuro que não aconteceu"..Dia 8 (quarta-feira agora) confere aqui o mini doc que produzimos sobre esse assunto. Enquanto isso, fica com o teaser!.#notsxsw #sxsw2020 #sxsw #austin #texas
Publicado por EYXO em Segunda-feira, 6 de abril de 2020