Um grupo que se autodenomina “think tank” da “militância político cultural conservadora”, bolsonarista e olavista, convocou pelas redes sociais uma campanha para que empresários e comerciantes reabram seus negócios, contrariando recomendação de autoridades sanitárias para que todos respeitem o isolamento social como medida preventiva à covid-19.
Inspirado na Black Friday, a campanha foi apelidada de Black Week Bolsonaro pelo grupo, chamado Soberanistas. Pelo cronograma previsto, a reabertura em massa deveria ter começado ontem, o que não ocorreu.
“Todos os estabelecimentos empresariais, comerciais, autônomos, prestadores de serviço, todo o povo que trabalha, deve abrir as portas e retornar ao trabalho. Vamos todos comprar muito. Pelo Brasil, todas as empresas vão fazer um grande Black Friday durante a semana, com preços lá embaixo”, diz Valquíria Lopes, uma das líderes do Soberanistas e responsável pela apresentação do vídeo.
“Saia de casa, vá de carro, coloque a bandeira do Brasil, buzine e compre muito na Semana Nacional de Reabertura do Comércio. A semana Bolsonaro será um sucesso”, continuou. O vídeo foi retirado do ar pelo Twitter por violação aos termos da rede social após ser denunciado por vários seguidores, que consideraram a publicação um atentado à saúde.