Porto Alegre, quinta, 14 de novembro de 2024
img

Para combater a pandemia, Oakland, nos EUA, abre ruas a pedestres

Detalhes Notícia
Ação da prefeitura fecha 120 km de vias para uso exclusivo de pedestres, ciclistas e cadeirantes. Objetivo é permitir exercícios, mantendo a distância entre as pessoas. Fonte: City of Oakland/Instagram

Em uma ação para estimular exercícios físicos de forma segura, durante a pandemia do coronavírus, a cidade de Oakland, na Califòrmia (EUA) anunciou hoje (10) o fechamento de 74 milhas (cerca de 120 km) de vias ao tráfego de veículos motorizados para que possam ser usadas somente por pedestres, ciclistas e usuários de cadeiras de rodas. 

O projeto foi lançado pela prefeita da cidade, Libby Schaaf, em uma entrevista coletiva realizada em uma das vias que compõem a iniciativa “Oakland Slow Streets”, ou Ruas Calmas de Oakland, em uma tradução livre. “Esperamos que esse movimento das ruas calmas ajude a dar um pouco de alegria, recreação e exercícios às famílias da cidade”, disse Libby Schaaf, durante a entrevista.

Mas, a prefeita insistiu na necessidade de que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social, única forma de evitar a expansão da pandemia do coronavírus, lembrou. “A ação Oakland Slow Streets está tentando enviar uma mensagem aos Oaklanders para que recriem suas vidas de maneira socialmente distanciada, fisicamente distanciada”, disse Schaff. “Abrindo as ruas para bicicletas, corredores, pedestres e cadeirantes, estamos dando aos Oaklanders a oportunidade para que se espalhem com segurança”, completou a prefeita.

Leia mais em Mobilize Brasil