Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Coronavírus: maior produtor de suínos do mundo fecha fábrica nos EUA e acende alerta de desabastecimento

Detalhes Notícia
Contaminação de funcionários da Smithfield Foods, no estado de Dakota do Sul, abre debate sobre falta de carnes no mercado americano. Porcos sendo selecionados para o abate na China Foto: Qilai Shen/Bloomberg / Bloomberg

A Smithfield Foods, maior processadora de carne suína do mundo, anunciou neste domingo o fechamento de sua fábrica no estado da Dakota do Sul, nos Estados Unidos, por tempo indeterminado devido a uma explosão de casos do novo coronavírus entre funcionários. 

Em comunicado, a empresa alertou que os EUA estão se movendo “perigosamente perto do limite” para o suprimento de alimentos para supermercados. A planta é responsável por cerca de 5% de toda produção de suínos do país.

As paralisações dos matadouros já atrapalham a cadeia de suprimento de alimentos dos EUA, diminuindo a disponibilidade de carne nas lojas e deixando os agricultores sem pontos de venda. Outros grandes processadores de carne dos Estados Unidos e de aves, incluindo Tyson Foods Inc, Cargill Inc e JBS EUA já estavam com plantas ociosas em outros estados.

Leia mais em O Globo