Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Coronavírus: Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado lançam Guia gratuito para Comunicação Social em tempo de Covid-19

Detalhes Notícia
Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado coordenam o Nucleo de Estudos de Rádio. Foto: Reprodução de Redes Sociais

Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro, produziram o e-book Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise. A obra pode ser baixada gratuitamente no site do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS – ou diretamente no link. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis.

Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento. Representa um esforço conjunto dos integrantes do NER da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação. O NER é um grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo do Brasil. Foi criado em 2017, dentro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Tem como coordenador Luiz Artur Ferraretto e, como seu adjunto, Fernando Morgado.

Autor de livros e trabalhos científicos na área da comunicação Ferraretto diz estar orgulhoso do trabalho, “Neste momento, considero este como o mais importante de todos pela importância social da comunicação no combate à pandemia. Trata-se de uma parceria com o meu colega Fernando Morgado com o apoio dos colegas do Núcleo de Estudos de Rádio. Trabalhamos a partir de quatro valores: flexibilidade, responsabilidade, parceria e coragem. Já estamos providenciando versões em espanhol, francês e inglês. O e-book foi planejado para ser facilmente visualizado em celulares e dispositivos móveis.”

O NER acredita que a pandemia só pode ser combatida por um esforço transnacional. Com seus direitos de uso totalmente liberados desde que citada a fonte, o e-book foi planejado para estar disponível também em versões em espanhol, francês e inglês, ambas em fase de produção, além da que já está disponibilizada em português. Caso os pesquisadores do grupo verifiquem alterações significativas no futuro, pretendem fazer revisões no material, disponibilizando novas edições durante e após o confinamento social. Para Morgado, “O e-book que visa orientar a atuação da mídia durante a pandemia. Vendas, produção de conteúdo, marketing, planejamento estratégico e responsabilidade social são alguns dos pontos abordados. Posso dizer que se trata de um dos trabalhos mais especiais de toda a minha carreira.”

O Guia mostra que os integrantes do Núcleo de Estudos do Rádio tem a certeza de que a pandemia de Covid-19 não pode ser vencida sem um planejamento estratégico para a crise em si e sem outro – tema central do trabalho – para a comunicação a respeito do vírus e sua propagação. Desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde alterou o status do surto do novo coronavírus para o de pandemia, o NER passou a concentrar esforços na certeza de que da comunicação depende também o sucesso da área da saúde. Há décadas, a sociedade começou processo acelerado de conexão baseado na convergência de conteúdos na forma de áudios, imagens, textos e vídeos, compartilhados por profissionais e por leigos. A pandemia e a circulação de informações equivocadas a respeito de sua natureza e de seus efeitos dá a certeza de que se vive um momento de máxima necessidade de valorização da comunicação organizada e corretamente realizada. Na guerra de narrativas, há que vencer a Quinta Coluna das fake news e dos interesses obscuros.

Isolados em suas residências, mas conectados uns aos outros via tecnologia, os seres humanos precisam da companhia virtual e da orientação precisa oferecida pela mídia qualificada. A partir disso, os autores observam que:

(1) Nunca foi tão necessário ter tanto conhecimento do que se divulga em agências e assessorias de comunicação, jornais, revistas, estações de rádio, emissoras de televisão e serviços noticiosos e de entretenimento via internet.

(2) Nunca foi tão necessário ter tanta precisão na veiculação de informações por esses veículos de comunicação.

(3) Nunca foi tão necessário combater fake news.

(4) Nunca foi tão necessário cuidar da saúde de quem produz comunicação.

(5) Nunca foi tão necessário pensar na sustentação econômica dos veículos de comunicação.

Clique aqui e acesse gratuitamente o trabalho coordenado por Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado.