Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Covid: cientistas nacionais testarão em humanos remédio com 94% de eficácia

Detalhes Notícia
Região em roxo mostra onde ocorrem reações principais do coronavírus, CNPEM busca medicamento inibidor Imagem: CNPEM

O medicamento descoberto por cientistas brasileiros do Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) apresentou 94% de eficácia em testes in vitro contra o coronavírus, número similar ao da cloroquina. Agora, ele seguirá para testes clínicos em pacientes internados em hospitais com a Covid-19.

O anúncio foi feito por Marcos Pontes, ministro do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações), durante coletiva de imprensa realizada em Brasília. A aprovação para pesquisa pelo Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa) ocorreu na última terça (14).

“Temos boas perspectivas que os resultados dessa pesquisa possam ser positivos e assim poderemos ajudar não só o Brasil, como outros países no combate à Covid-19”, afirmou ele.

Os cientistas do Cnpem testaram 2.000 medicamentos utilizando um computador com inteligência artificial para ver a interação com enzimas que fazem a replicação do vírus. Destes, seis seguiram para o teste in vitro. Um deles se mostrou especialmente promissor e agora vai para testes clínicos com pacientes infectados.

Os pesquisadores não divulgarão o nome do remédio por enquanto, por ainda estar em fase de testes.

Leia mais em UOL