Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Com saúde em colapso, governo do Amazonas usará contêineres frigoríficos para mortos do coronavírus; O Estado de S.Paulo

Detalhes Notícia
PUBLICIDADE Ads by Teads ctv-m8n-the-coronavirus-disease4 Trabalhadores da saúde transportando o corpo de uma pessoa para o mortuário do hospital Dr. João Lúcio Pereira Machado, em Manaus Foto: Bruno Kelly/REUTERS

Sem leitos de UTI, respiradores e recursos humanos, o Governo do Amazonas está equipando as unidades hospitalares do Estado, lotadas com pacientes infectados pelo novo coronavírus, com contêineres frigoríficos para acondicionamento de corpos das vítimas da doença e do colapso do sistema de saúde.

Na quinta-feira, 16, um vídeo vazado por profissionais do plantão do hospital público da rede estadual João Lúcio, zona Leste de Manaus, viralizou nas redes sociais e assustou a população. Nele, pacientes e mortos dividem o mesmo espaço na unidade. A pessoa que filma circula entre os leitos que mostram corpos já empacotados em macas lado a lado com pacientes e funcionários que estavam no plantão. O vídeo mostra pelo menos dez corpos.

Na manhã desta sexta-feira, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), em entrevista à Rádio Tiradentes, em Manaus, afirmou que todas as unidades hospitalares da cidade passarão a contar com contêineres frigoríficos para abrigar corpos de vítimas da covid-19. Lima declarou que o Governo opera no limite ao se referir às UTIs, que ainda dispõe de leitos clínicos e tenta criar novas vagas na rede para atender à demanda da pandemia.

Leia mais em O Estado de S.Paulo