Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Cidades da Região Metropolitana ignoram decreto de Leite e reabrem comércio

Detalhes Notícia
Retração no subindicador de investimentos pode sinalizar mais cautela diante da incerteza que aumentava com o coronavírus no final de fevereiro. Foto: Pâmela Riboli

Duas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) decidiram ignorar a proibição da abertura do comércio, que é clara no decreto do governador Eduardo Leite, e baixaram normas permitindo o funcionamento de lojas. A liberação entrou em vigor neste sábado (18) em Sapiranga e Novo Hamburgo, zonas tradicionais de produção calçadista.

Os decretos das duas cidades foram divulgados nessa sexta-feira (17). Em Novo Hamburgo, a liberação, pela descrição que é feita no site da prefeitura, limita a “atendimento individualizado”, ou seja, um cliente por vez no estabelecimento. A medida cai até 25 de abril. Já em Sapiranga não há limitação neste nível, mas indicação de usar menor número de funcionários.

Em seu site, a prefeitura Sapiranga cita o decreto do governo estadual 55.185, de 16 de abril de 2020, que “liberou municípios da região metropolitana da serra, sem critérios técnicos factíveis, prejudicando sobremaneira a região do Vale do Sinos e em especial o município de Sapiranga”. Além disso, o município diz que atende a condições sanitárias previstas pela Vigilância Estadual.

Leia mais no Jornal do Comércio