Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Ataques a Rodrigo Maia nas redes incluem boato falso sobre nacionalidade; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ter nascido no Chile não impede o parlamentar de ser presidente da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) Foto: Dida Sampaio/Estadão

É falso que Rodrigo Maia (DEM-RJ) não poderia ser presidente da Câmara dos Deputados por ter nascido no Chile. Um post viral no Facebook distorce o sentido do artigo 12 da Constituição Federal, que estabelece que apenas brasileiros natos podem ocupar o cargo de liderança no Congresso. Apesar de não ter nascido em território nacional, Maia é brasileiro nato: ele é filho de pai brasileiro e foi registrado no consulado do Brasil no Chile.

O artigo 12 da Constituição define que filhos de brasileiros nascidos no exterior também são brasileiros natos, desde que sejam registrados em uma repartição brasileira competente, ou decidam morar no Brasil e optem pela nacionalidade brasileira depois da maioridade.

O presidente da Câmara nasceu no Chile em 1970, enquanto seu pai, o ex-prefeito do Rio César Maia, estava exilado da Ditadura Militar. O documento de registro de Maia no consulado brasileiro no Chile foi publicado pela revista Época em 2016, quando ele concorria à presidência da Câmara.

Leia mais em O Estado de S.Paulo