Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Prefeitura de Porto Alegre abre mais um restaurante popular

Detalhes Notícia
Devido à pandemia do coronavírus, as refeições serão servidas no sistema de marmitas. Alex Rocha/PMPA

O restaurante Prato Alegre da Restinga começa a funcionar às 12h desta segunda-feira, 20, oferecendo 100 refeições diárias no almoço. Situado na Estrada Chácara do Banco, 71, bairro Restinga Velha, é o terceiro restaurante social aberto pela prefeitura no novo modelo de refeições populares destinadas a pessoas em situação de rua e alta vulnerabilidade. Devido à pandemia do coronavírus, as refeições serão servidas no sistema de marmitas.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que esses espaços possibilitam a dignidade e a independência dos usuários. “A expectativa é que não sejam apenas locais de alimentação, mas também de encaminhamento para possibilidades de transformação da vida destas pessoas”. Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Itacir Flores, ressalta a gratificação de oferecer o local neste momento difícil, de pandemia. “As pessoas que realmente necessitam podem ter assegurada uma refeição balanceada, que supre as necessidades básicas de nutrientes diários”. A gestão do serviço é do Centro Social Padre Pedro Leonardi, qualificado por meio de edital público e que atua no bairro Restinga há 15 anos, com a supervisão e acompanhamento da Unidade de Segurança Alimentar da SMDSE.

Prato Alegre – Os dois primeiros restaurantes Prato Alegre foram abertos em dezembro de 2019. Um deles está localizado na zona central, na rua Garibaldi, 461, e serve 200 refeições por dia. O outro fica na rua Dona Otília, 210, na região da Vila Cruzeiro, com 100 refeições ao dia. Ambos são geridos pela Organização Social Civil Beith Shalom.