Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Nenhum remédio será cura para Covid-19; esperança é a vacina, diz cientista; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Criar imunização em curto prazo depende de superar recorde, diz químico atacado por desacreditar na cloroquina contra coronavírus. Derek Lowe, doutor em química pela Universidade Duke - Josh Daugherty - out.2013/Hendrix College

Com os laboratórios fechados em razão da pandemia do novo coronavírus, o doutor em química orgânica pela Universidade Duke, nos EUA, tem se dedicado em casa à leitura cuidadosa dos mais novos artigos e pesquisas sobre remédios para combater a Covid-19. Mas seus prognósticos não são otimistas.

Em entrevista à Folha, Lowe afirma que não há substância que pareça promissora contra a doença até agora e que, apesar de muitos medicamentos estarem sendo testados diante do novo vírus, nenhum deles deverá ser a cura para a Covid-19. “A vacina é uma esperança muito melhor.”

Colunista do site da Science Translational Medicine, um dos braços da revista Science, Lowe conta que tem sido criticado por relatar a pouca eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina em seus textos, mas avalia que defender a substância sem provas científicas é “irresponsável e nocivo.”

Leia mais na Folha de São Paulo