Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Crise do novo coronavírus pode causar 'fome de proporções bíblicas', alerta diretor da ONU; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
De acordo com David Beasley, diretor do Programa Mundial de Alimentos, número de pessoas ameaçadas pela fome dobrou após o início da pandemia. Apenas os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU tem poder de veto Foto: EFE/EPA/JASON SZENES

O mundo está enfrentando fome generalizada “de proporções bíblicas” por causa da pandemia do novo coronavírus. É o que alertou o chefe da agência de assistência alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês), David Beasley. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor executivo do órgão afirmou que há pouco tempo disponível para agira antes que centenas de milhões passem fome.

“Não estamos falando de pessoas que vão dormir com fome. Estamos falando de condições extremas, situação de emergência. Pessoas literalmente marchando à beira da fome. Se não conseguirmos comida para as pessoas, as pessoas vão morrer”, disse Beasley ao Guardian.

Um relatório produzido pela ONU, em cooperação com outras organizações, mostra que pelo menos 265 milhões de pessoas estão sendo levadas à beira da fome pela crise do novo coronavírus. O número é o dobro do contabilizado antes da pandemia.

LEia mais em O Estado de São Paulo