Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Grupo recruta voluntários para se infectarem de propósito com Covid-19 em estudo de vacina; O Globo

Detalhes Notícia
Ainda não há produto disponível para teste de eficácia, mas projeto já lista 1.700 pessoas que se dispõem a participar de eventual iniciativa. Unidades do Sars-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19 Foto: NIAID-NIH

Um grupo independente baseado nos EUA está angariando voluntários que aceitem ser infectados deliberadamente com o novo coronavírus para acelerar o teste de uma vacina contra a doença. Batizada de 1 Day Sooner, a iniciativa angariou mais de 1.700 voluntários em mais de 40 países, em menos de um mês, mesmo antes de existir uma vacina pronta para teste de eficácia.

Ensaios clínicos com infecção deliberada de voluntários, chamadas no meio de pesquisa de “estudos de desafio humano”, já foram usados em pesquisas de doenças de baixa letalidade, e não são muito comuns. A ideia de viabilizá-los agora ganhou força após um artigo do epidemiologista Marc Lipsitch, da Universidade Harvard, defender que pesquisas nesse molde sejam feitas com imunizantes candidatos que surgirem contra a Covid-19.

Leia mais em O Globo