Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Valeixo diz a todos os chefes da PF nos Estados que está cansado e pediu a Moro para sair; por Fausto Macedo e Pepita Ortega/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia

O site do jornal O Estado de São Paulo informa que o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Maurício Leite Valeixo, comunicou hoje a todos os superintendentes regionais da corporação nos Estados, que está cansado e que já conversou com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, sobre seu desejo de sair do comando. Ele disse a seus pares que o motivo de deixar o cargo não tem relação com qualquer inquérito que eventualmente possa incomodar o presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com fontes, Moro já conversou com Bolsonaro e o sucessor de Valeixo está sendo escolhido.

A conversa do chefe da PF com Moro ocorreu no início do ano. Valeixo, amigo do ministro, demonstrou exaustão, reportando-se a um 2019 tenso na direção da corporação.

Hoje, Valeixo reuniu-se com os 27 superintendente regionais nos Estados por videoconferência. Também participaram os delegados federais que ocupam diretorias estratégicas da PF.

Valeixo descartou com veemência que a decisão é movida por pressões políticas. Ele afastou rumores de que sua disposição em dar adeus à cadeira estaria relacionada à uma reação de aliados de Bolsonaro por causa de investigações que incomodam o Planalto.

Clique aqui e leia outras notícias direto no site do Estadão.