Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Câmara quer elevar auxílio para quem teve salário cortado; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Deputados discutem aumentar valor pago pelo governo a título de complementação; já em vigor, MP 936 precisa passar pelo Congresso. Major Vitor Hugo, líder do governo, quer fazer contas. Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Deputados querem ampliar a compensação paga pelo governo, para quem teve o salário reduzido durante a crise da covid-19. Uma das ideias é que o trabalhador que ganha até três salários mínimos (R$ 3.135) continue recebendo o valor integral, juntando a parcela paga pela empresa mais a complementação do governo.

Essa é uma das mudanças em estudo na Medida Provisória 936, que permite a redução de jornada e salário e também a suspensão de contratos. O texto já está em vigor desde o início de abril, mas precisa ser aprovado por deputados e senadores para não perder a validade.

O governo estima que 24,5 milhões, de um total de 33,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada, serão incluídos no Programa Emergencial de Manutenção de Emprego, nome oficial do programa. Ou seja, 73% do total de trabalhadores formais do País.

Leia mais em O Estado de São Paulo