O combate à corrupção no país sofrerá um ‘sério abalo’ com a saída de Sergio Moro do comando do Ministério da Justiça. Esta é a avaliação do procurador Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, em entrevista à CNN.
“Tenho absoluta convicção de que o combate à corrupção sofrerá um sério abalo com a saída de Moro. Ele representa um símbolo maiúsculo do combate à corrupção no país, homem de coragem, de trajetória íntegra, conseguiu fazer com que a impunidade se torne regra absoluta. Conseguiu construir uma nova página. O país perde muito com sua saída e acredito que é muito dificil que nós tenhamos uma substituição que nos coloque em um patamar minimamente equivalente”, explica.
O procurador também demonstrou preocupação com a demissão do delegado Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. “Vemos a exoneração de Valeixo de uma maneira muito preocupada. A PF ao lado do Ministério Público são instituições de importância capital no combate ao crime organizado. Esta forma como foi tratada a exoneração é absolutamente surpreendente e inadequada pois ele estava se destacando no órgão”, avaliou. “O que se sabe é que, historicamente, este cargo é ocupado por pessoas de extrema confiança do Ministro da Justiça”, conclui.
Leia mais em CNN