Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Nas redes, apoio a Bolsonaro cai e presidente vira alvo de críticas de antigos apoiadores; O Globo

Detalhes Notícia
Após a saída de Moro do Ministério da Justiça, a base do presidente ficou menor e ainda mais isolada no Twitter. Bolsonaro e Moro durante cerimônia de lançamento do programa de combate a criminalidade violenta Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, a base do presidente Jair Bolsonaro ficou menor e ainda mais isolada no Twitter. É o que aponta um levantamento da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV), que analisou mais de 2,85 milhões de postagens sobre o tema na rede social, entre 11h e 18h de ontem, período que compreendeu tanto o pronunciamento do ministro quanto do presidente. Os dados apontam que a base fiel a Bolsonaro mobilizou apenas 9,5% desse volume.

O Twitter é considerado o território no qual bolsonaristas travam suas disputas e é usado pelos próprios aliados de Bolsonaro para medir a popularidade das decisões do presidente. O levantamento indica que, pela primeira vez, houve ataques a Bolsonaro no grupo à direita que tradicionalmente dá sustentação ao governo. Das postagens desse núcleo, 26% foram críticas ao presidente, acusado de se render à velha política e de traição contra o titular da Justiça. Cerca de 76% das publicações foram contrárias a Moro, com acusações, por exemplo, de insubordinação e de que o ministro “abandonou o barco”.

Leia mais em O Globo