A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), de Porto Alegre, entrega 66 novos leitos de enfermaria nesta terça-feira (28). O espaço, construído em tempo recorde, será destinado a pacientes infectados com coronavírus, que necessitarem de internação de média complexidade. Duas unidades (14 e 15) foram montadas com recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, custeados pela Prefeitura da Capital.
“Foram 25 dias de trabalho intenso para entregar o local, que terá 33 vagas em cada unidade”, explica o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin. Ele acrescenta que o hospital registrou a internação de quatro casos de Covid-19, desde o dia 25 de março até 27 de abril.
A instituição conta também com tenda externa para pacientes com sinais e sintomas para coronavírus. O serviço funciona das 7h às 19h e está localizado ao lado do setor de Emergência, dispondo de equipes de atendimento com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, profissionais da área administrativa e de higienização para cada turno. Desde a abertura do novo espaço, em 30 de março, já foram realizados 576 atendimentos, o que representa uma média de 30 por dia.
Os novos leitos serão entregues às 13h. O hospital, que é 100% dedicado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fica na rua Catarino Andreatta,155, na Zona Sul de Porto Alegre.