Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

"A pandemia mostra coisas que a UE precisa aprender";Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Em entrevista à DW, às vésperas de conferência mundial sobre a crise do coronavírus, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enumera os atuais desafios econômicos, médicos e democráticos à UE. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia: "Vacinas de covid-19 devem ser acessíveis a todos por preço justo e acessível". DW

Numa conferência de doadores nesta segunda-feira (04/05), a União Europeia tentará, juntamente com parceiros de todo o mundo, angariar a soma de 7,5 bilhões de euros, destinados ao desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus Sars-cov-2 e ao teste de terapias contra a covid-19.

À frente das negociações estará Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, o mais alto órgão administrativo da UE. Antes de assumir o cargo, em dezembro de 2019, a democrata-cristã alemã de 61 anos foi ministra da Defesa no gabinete de Angela Merkel.

Em entrevista à DW, a também médica licenciada defende que as vacinas sejam acessíveis a todos “por um preço justo e acessível”. Ela traça um quadro dos desafios econômicos, médicos e aos valores democráticos com que a pandemia confronta o bloco europeu, mostrando-lhe “coisas que precisamos aprender”.

No entanto, Von der Leyen também destaca aspectos positivos, como as crescentes manifestações de solidariedade entre os países: “Há muitos exemplos disso, é uma coisa boa de ver.”

Leia mais em Deutsche Welle