Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Empresa de Campo Bom (RS) desenvolve app para municípios controlarem sintomas de Coronavírus em tempo real

Detalhes Notícia
Empresa de Campo Bom (RS) desenvolve app para municípios controlarem sintomas de Coronavírus em tempo real

Sapiranga (RS)é a primeira cidade a adotar o Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, plataforma que possibilita o controle de pessoas com sintomas de Coronavírus e evolução epidemiológica

Com a possibilidade de retomada das atividades, muitas empresas estão adotando protocolos de segurança para prevenir e detectar possíveis sintomas do Covid-19 nos funcionários. A medição da febre com termômetros infravermelho é o que vem sendo feito por grande parte das indústrias, na tentativa de evitar a possibilidade de contágio do Coronavírus entre os colaboradores. Mas de que forma as prefeituras podem saber se as empresas estão mesmo realizando esse monitoramento ou, até mesmo, acompanhar o registro das informações referentes aos sintomas dos funcionários?

A Paipe, empresa de tecnologia de Campo Bom (RS),desenvolveu um aplicativo voltado para gestores públicos controlarem como está a temperatura dos trabalhadores em tempo real. Por meio do aplicativo, chamado Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, as empesas informam diariamente qual a temperatura e demais sintomas do funcionário. E a secretaria da saúde do município tem acesso a esses dados imediatamente, por meio de um painel que gera alertas, informando se há indício do vírus em determinada empresa ou região.

“É uma forma de dar controle para as autoridades públicas monitorarem se as empresas – sejam elas da indústria ou do comércio – estão, de fato, realizando as medições de temperatura dos funcionários. O aplicativo permite que a informação chegue rapidamente em caso de algum indício de sintoma do vírus”, explica Marcelo Dannus, sócio e CEO da Paipe.

A primeira cidade a utilizar o app será Sapiranga (RS), que irá rodar em formato piloto a partir da segunda quinzena de maio, por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Paipe. A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone.

“O software possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que serão reportados à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico”, destaca a prefeita Corinha Molling.

O aplicativo

O Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura faz a leitura do crachá do colaborador, via QR code ou CPF. Em seguida, solicita que seja feita a medição. Depois é só digitar a temperatura e demais sintomas enviar os dados. Se a temperatura for acima de 37ºC, a prefeitura recebe um alerta na hora. Dessa forma, o município tem acesso aos dados referentes aos sintomas e consegue adotar uma ação rápida, como o afastamento do funcionário e a realização de testes para identificar a presença do vírus, por exemplo.

Retomada segura

A iniciativa quer contribuir para que os empresários possam retomar suas atividades de forma segura, fornecendo informações e subsídios para que os municípios realizem o monitoramento das empresas. “A ideia surgiu após perceber que os prefeitos estavam sendo pressionados. De um lado pelos empresários para retomar as atividades e, de outro, pela sociedade para que fosse mantido o isolamento. Diante disso, desenvolvemos ferramenta que permite que as prefeituras controlem as empresas para que elas adotem os protocolos mínimos para voltar as atividades com segurança”, explica Dannus.

Postos de saúde

A prefeitura de Sapiranga sinalizou a intenção de estender a aplicação para os postos de saúde do município. Quando um paciente for até a UPA e passar pela triagem, os profissionais de saúde deverão utilizar o aplicativo para registrar a informação da febre, alimentando a plataforma de dados da prefeitura.