Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Para driblar a crise, Metalúrgica Rovaris, de Caxias do Sul, produz presilha para máscara respiratória que gera mais conforto no uso

Detalhes Notícia
Com a baixa na produção após a pandemia, empresa elaborou modelo de peça que une os elásticos das máscaras atrás da cabeça, aliviando a pressão sobre a orelha, e já comercializou mais de duas mil unidades

Com 22 anos de trajetória, a Metalúrgica Rovaris, fundada em Caxias do Sul (RS) pelos empresários Jorge e Sandra Rovaris, atua na fabricação de moldes, matrizes e dispositivos, usinagem de peças especiais e serviços de corte a fio. Atualmente, são responsáveis por atender 70 indústrias em todo o Rio Grande do Sul, especialmente em Caxias do Sul, considerada o polo do setor metal mecânico do Estado, e em São Paulo e Santa Catarina.

A queda brusca na produção após a pandemia da Covid-19 e a determinação de fechamento das indústrias, pelo período de 20 de março a 4 de abril, impactou na receita da empresa, que tinha, antes da chegada do vírus no país, perspectiva de um incremento de 15% no faturamento de 2020. O otimismo era resultado da alta de 10% em 2019, com relação aos dois anos anteriores, período em que o setor vinha registrando quedas.

Desde a última segunda-feira (4/04), as máscaras respiratórias passaram a ser de uso obrigatório para os moradores de Caxias do Sul e outras cidades da região ao circular pelas ruas, utilizar o transporte público coletivo e frequentar estabelecimentos, como lojas, shoppings e academias, para evitar a disseminação do vírus. Atentos a essa medida ainda antes de ser obrigatória, a diretora da metalúrgica, a engenheira de produção Andressa Rovaris, seu marido e sócio, o designer de produto Alex Zanette, e seu irmão e também sócio, Thomas Rovaris, desenvolveram um artigo complementar às máscaras que promete tornar seu uso mais confortável, já que o acessório deverá fazer parte da vida da população pelos próximos meses.

A presilha para máscara foi fabricada com um material leve, anatômico e resistente que pode ser lavado com água e sabão ou desinfetado com álcool 70%. A peça proporciona um ajuste perfeito da máscara respiratória ao rosto, unindo os elásticos atrás da cabeça. A principal finalidade do objeto é aliviar a pressão sobre a orelha, que ocorre devido ao uso contínuo para quem, por exemplo, precisa trabalhar de máscara e/ou permanecer um tempo maior na rua e em ambientes com outras pessoas.

“As presilhas vieram como alternativa para melhorar nossas vendas nesse período de pandemia e contribuir também com os profissionais que precisam usar a máscara por muitas horas do dia, como os médicos e enfermeiros. Percebemos também dificuldade das empresas para implementar o uso correto da máscara em seus funcionários por causa de reclamações de que machuca a orelha, aperta, após o uso contínuo. Então, por esses fatores, vimos que podia ser um objeto muito útil. Não é um produto que tem uma margem de lucro grande. Não vamos superar a nossa dificuldade de trabalho com a venda das presilhas. Mas não se trata disso, e sim de apresentar um produto que vai auxiliar as pessoas nesse período difícil”, explica a diretora Andressa Rovaris.

A empresa montou kits com presilhas de diferentes cores e máscaras caseiras, essas produzidas por uma costureira, amiga da família, e estão vendendo diretamente para o consumidor por meio de encomendas nas suas redes sociais e WhatsApp, bem como cumprindo seu papel social, e destinando doações. “A cada cinco presilhas que vendemos, a gente doa uma. A primeira remessa de doações será destinada ao Hospital Geral, em Caxias do Sul, que possui uma grande equipe atendendo aos pacientes da Covid-19”, confirma Andressa.

E o produto tem repercutido positivamente no mercado. Desde o dia 27 de abril, quando foi lançada a presilha, a Rovaris já comercializou mais de duas mil unidades.

Conheça mais sobre a Metalúrgica Rovaris:

No ano de 1996, após atuar por mais de 20 anos no setor metal mecânico, o fundador Jorge Luis Rovaris, iniciou sua primeira empresa, que levava seu nome. A Jorge Luis Rovaris ME, que atuava na prestação de serviços de usinagem, operou por dois anos. Durante esse período foram firmadas as primeiras parcerias, sendo que algumas delas perduram até os dias atuais.

Observando a necessidade do mercado, Jorge Luis Rovaris fundou, em 1998, a Metalúrgica Rovaris, que surgiu focada em preencher a lacuna no fornecimento de moldes, matrizes e dispositivos, com agilidade, qualidade, conhecimento e tecnologia. Ao longo dos anos, combinando sua expertise com as demandas do mercado, a Rovaris seguiu se reinventando, ampliando sua área de atuação através da qualificação e valorização de sua equipe e diversificação de seus equipamentos.

Em 2018, quando completou seus 20 anos, a Rovaris inaugurou sede própria, localizada em uma área industrial no bairro São Virgílio. Contando com uma estrutura de mais de 500m2, o espaço foi planejado para atender às crescentes expectativas dos clientes.

A Rovaris está estruturada para atender às necessidades do mercado, com equipamentos que possibilitam a realização de todos os processos internamente, tendo assim, o controle de toda a cadeia produtiva. A empresa atua também na confecção de dispositivos, peças de reposição, acessórios especiais para moldes e matrizes e serviços de usinagem de precisão e peças especiais.

Metalúrgica Rovaris Ltda

Rua Manoel Jesus Ribeiro, 233 – Bairro São Virgílio, Caxias do Sul (RS)

Encomendas das presilhas: (54) 99688-9036| (54) 99258-1705

www.rovaris.ind.br