Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
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RS: É possível agendar por WhatsApp confecção de carteira de identidade na Capital

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Números (51) 9841-78646 e 9842-20125 estão disponíveis para cidadãos enquadrados nas regras emergenciais para fazer o documento. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h - Foto: Divulgação IGP

Cidadãos de Porto Alegre e da Região Metropolitana que se enquadram nas regras emergenciais para fazer a carteira de identidade poderão usar o aplicativo WhatsApp para agendar o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os números (51) 9841-78646 e 9842-20125 só recebem mensagens de texto. Basta enviar a solicitação para apenas um deles, a fim de evitar a duplicidade no pedido. O cancelamento de agendamentos pode ser feito pelos mesmos números. Os telefones (51) 3223-6122 e 3223-2727 seguem atendendo.

Em Porto Alegre, os atendimentos estão concentrados no Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na avenida Azenha, 255. O local está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado do Estado, com separação entre as estações de atendimento, uso de álcool gel para desinfecção após cada atendimento, guichê separado para idosos e outras providências.

Desde o início da pandemia de Covid-19, é necessário agendar, por telefone ou e-mail, a emissão da carteira de identidade. Somente casos urgentes, como retirar receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos (desde que outros documentos também tenham sido roubados) e viagens de avião agendadas com urgência são atendidos. Para isso, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato.

A lista com os telefones dos demais municípios está no site do IGP.