Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Bolsonaro reconduz Marun e Aleluia para o conselho da Itaipu; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da gestão Temer e parlamentar citado na delação da Odebrecht permanecerão no conselho de administração da hidrelétrica até maio de 2024. O ex-ministro Carlos Marun e o deputado federal José Carlos Aleluia. Foto: André Dusek/Estadão e Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro reconduziu Carlos Marun, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da gestão Temer (MDB), e o deputado José Carlos Aleluia (DEM), parlamentar citado na delação da Odebrecht, ao Conselho de Administração da Itaipu Binacional. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial nesta sexta, 15, assinadas por Bolsonaro e pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, que também foi conduzido ao conselho, ele pela primeira vez. Os mandatos vão até maio de 2024.

O Conselho de Administração da Itaipu Binacional é composto de 14 integrantes, sendo sete de cada país – seis conselheiros e um representante do Ministério de Relações Exteriores. Também foram reconduzidos ao colegiado Pedro Miguel da Costa e Silva, Célio Faria Júnior e Wilson Pinto Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras.

Marun chegou ao conselho por indicação feita pelo ex-presidente Michel Temer no último dia de seu mandato. Ele chegou a ser afastado do cargo em março por liminar do desembargador Rogerio Favreto, mas em setembro o Tribunal Regional Federal da 4ª Região acabou suspendendo a decisão e liberando sua permanência no colegiado.

Leia mais em O Estado de São Paulo