Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Socorro a times de futebol une ‘rivais’ no Congresso; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Impacto da crise do coronavírus sobre o esporte alinha projetos antagônicos da Câmara e do Senado. Vista aérea do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

A crise do novo coronavírus, que piorou a grave situação financeira dos times de futebol, levou ao alinhamento dos dois principais projetos que tramitam no Congresso sobre a atividade esportiva e os clubes.

A convergência se dá entre o deputado carioca Pedro Paulo – que propôs um projeto em nome do presidente da Câmara, Rodrigo Maia – e o senador Rodrigo Pacheco. Ambos são autores de propostas antagônicas sobre como salvar o esporte. Agora, porém, eles discutem a possibilidade de um relatar o projeto do outro.

A iniciativa de Pedro Paulo foi aprovada pela Câmara em novembro e enviada ao Senado, onde tramita a proposta de Pacheco. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sinalizou aos envolvidos que, como os dois parlamentares em questão são do seu partido, o DEM, o tema só será pautado depois de haver entendimento entre eles. Os detalhes vêm sendo acertados nos últimos dias. Em conversa longa na quarta-feira passada, Pedro Paulo e Pacheco discutiram como se daria a fusão das duas propostas em um eventual relatório no Senado.

“Existe sim convergência nos dois projetos”, explicou Pacheco ao Estadão. “Eles propõem a modernização do futebol e a busca do investidor. No entanto, tratam de maneiras distintas as questões. E possível que sejam apensados para que o debate seja em conjunto”, acrescentou.

Leia mais em O Estado de São Paulo