Há 30 anos, nascia o Encontro do Esporte, na extinta TV2 Guaíba, comandado pelo jornalista João Bosco Vaz. Agora, a atração encontra-se no Canal Bah!, no canal 520 da Net. O programa é exibido sempre aos sábados, ao meio-dia.
E Bosco Vaz sempre começa o seu programa com a frase: “Alô, alô meus amigos e amigas do esporte, estamos de volta com o nosso Encontro de todos os fins de semana: é o Encontro do Esporte! Fazendo o melhor para o esporte amador, dando força para o futebol profissional”.
Com passagem de 12 anos pela RBS, o jornalista pediu demissão: “Eu queria fazer algo diferente, criativo, que as pessoas se sentissem parte do meu trabalho. Falar todos os dias das mesmas notícias da dupla Gre-Nal e seus jogadores já estava me incomodando”.
Assim, em maio de 1990, entrou no ar o Encontro do Esporte, ao vivo pelo canal 2, iniciando no horário de almoço com duração de duas horas. “Fiz do cenário um bar, como mesinhas e música ao vivo. Durante as duas horas, ia de mesa em mesa, que estavam servidas por um garçom com cerveja e churrasco, patrocinados por empresas do ramo”, relembra Bosco Vaz.
Na primeira edição, o novato treinador Luiz Felipe Scolari foi o convidado. Logo após, atrações ligadas ao esporte amador, de clubes e dos dirigentes e atletas de federações, além do futebol de várzea. “Foi essa mistura boa que deu a ‘liga’ para o programa se manter tanto tempo no ar de forma ininterrupta. E são todos esses segmentos que até hoje dão a credibilidade para continuar”, explica Bosco Vaz.
Outro fator apontado por Bosco Vaz nesta história de três décadas é o recorrente número de empresas que patrocinam o Encontro do Esporte desde seu início. “Ter os mesmos patrocinadores mostra que trilhamos um bom caminho no jornalismo, dando espaço a todos os segmentos do esporte, com uma linha editorial bem definida. E essa questão é crucial para empreendedores que compram espaços de TV”, observa.
O jornalista havia previsto uma festa para comemorar os 30 anos, e que marcaria também a volta da Festa Encontro do Esporte. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus adiou os planos: “Vamos ver daqui pra frente o que vai mudar com as produções independentes. Está difícil o mercado”, projeta João Bosco Vaz.
Além do Canal Bah!, é possível assistir ao Encontro do Esporte nas redes sociais do programa ou no YouTube.