Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

'Governo não irá forçar a barra para o retorno das aulas sem segurança', afirma Eduardo Leite; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Governador disse que não determinará a retomada das aulas sem segurança sanitária e de saúde GUSTAVO MANSUR/PALÁCIO PIRATINI/JC

Em live transmitida diretamente dos estúdios da TVE, de onde estão sendo preparados os programas Pré-Enem que serão veiculados para todo o Estado a partir da noite desta segunda-feira (18), o governador Eduardo Leite foi taxativo ao afirmar que não determinará a retomada das aulas nas redes pública e privada sem a garantia de segurança sanitária e de saúde da comunidade escolar.

Embora ainda não haja uma data estabelecida para o anúncio do calendário de volta às aulas no Estado, Leite disse que não há a possibilidade de “simplesmente não ter aulas” e que é necessário manter o rito de aprendizagem, bem como os alunos conectados ao conhecimento. “A alternativa outra é não ter as aulas e esta é a pior alternativa. Então, vamos procurar todas as alternativas, primando pela segurança do ponto de vista da saúde e não nos resignando a não ter aulas. Não é possível ficarmos satisfeitos em simplesmente não termos as aulas”, destacou.

Para manter essa segurança necessária ao retorno, o governador disse que estão sendo ampliados a estrutura para garantir o ensino a distância e os protocolos de segurança sanitários para abrir alternativas de ensino presencial. “Primamos pela proteção aos professores, crianças e famílias, mas buscamos alternativas para viabilizar as aulas e o aprendizado de forma segura”, afirmou.

Leia mais no Jornal do Comércio