Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

NA CONTRAMÃO DA CRISE, EMPRESA GAÚCHA DE TECNOLOGIA MANTÉM PROJETOS E ABRE NOVOS POSTOS DE TRABALHO

Detalhes Notícia

Depois de mais de 45 dias afastada fisicamente devido às restrições legais impostas pela pandemia do coronavírus, a equipe da Vortigo voltou gradualmente ao trabalho presencial no início de maio, respeitando as regras de distanciamento mínimo e adotando medidas preventivas e de higienização. Durante o isolamento, a empresa manteve seus projetos e o Home Office foi cumprido integralmente por todos os funcionários. Deste modo, a Vortigo não deixou de trabalhar em seus diversos projetos. Num cenário que é de incertezas e demissões para muitas empresas, a Vortigo manteve a equipe – que já havia sido ampliada de 17 para 35 colaboradores em 2019 – e ainda está agregando novos profissionais: oito vagas foram abertas apenas durante o período de isolamento. A crença na necessidade imprescindível de uma verdadeira transformação digital está na raiz do propósito da Vortigo, que encara o futuro com otimismo.

Equipe da Vortigo

Criada em 2012, a Vortigo começou com foco na criação de apps. Os aplicativos ainda eram uma novidade no mercado, sua utilidade ainda não era percebida. Aos poucos a empresa expandiu o leque de atendimentos e passou a focar em tecnologia de forma mais ampla. Atualmente a empresa está presente nos mercados do RS e SP.

O primeiro cliente de peso foi a empresa Thyssenkrupp Elevadores, que chegou até a Vortigo graças a uma indicação da Apple, onde o fundador da empresa, Thiago Bertholetti, havia feito treinamento. Na Thyssenkrupp Elevadores a Vortigo desenvolve o app “Seu Elevador”, que possibilita aos clientes agilizar os processos de solicitações de reparo e manutenção de elevadores. O trabalho com a Thyssenkrupp Elevadores prossegue. São desenvolvidas novas soluções para a empresa, como a que conecta via bluetooth placas de elevadores com apps (iot), possibilitando testes remotos com os equipamentos e reduzindo o tempo de manutenção de duas horas para 15 minutos. O projeto é pioneiro e recebe diversas premiações.

Na sequência, criam um app para a Viação Ouro e Prata: é o primeiro aplicativo de entretenimento a bordo do segmento rodoviário do país, o Ouro e Prata+. Disponibilizado para os ônibus da linha executiva, permite que os passageiros acessem, via rede wireless dentro do veículo, um servidor de mídia com filmes e conteúdos de internet. A partir do sucesso inicial, foram desdobradas versões do app para mais 5 empresas do grupo Ouro e Prata. Em 2016 este projeto ganhou o prêmio 100 mais inovadoras de TI, da Ouro e Prata.

Em 2018 a Vortigo foi chamada pela fintech de um banco internacional para apoiar o projeto da carteira digital que rodava à época apenas no Brasil. Atuando em modelo de desenvolvimento ágil de software com forte integração entre as equipes, foram obtidos resultados significativos em menos de cinco meses de atuação.

Em seus oito anos de existência, a Vortigo conta com clientes de diversas áreas e segmentos: Hospital Moinhos de Vento, Dell, NET, Ouro e Prata, Apple, Calçados Beira-Rio, Banco Topázio, Almeida Junior, a2c, Dass entre outros. O ano de 2019 foi especialmente importante para a Vortigo. Além da consolidação de um projeto internacional, a empresa registrou um crescimento de 267% no faturamento.

Hoje a Vortigo se posiciona como uma fábrica de softwares que apoia empresas e startups a desenvolver projetos que ajudem no processo de transformação digital. Segundo, o CEO/Founder, Tiago Bertoletti , “Aplicamos nosso conhecimento em diversas tecnologias de ponta, para resolver problemas específicos de negócio, como: APIs e Integrações Aplicativos (Web e Mobile) Automação de Processos (RPA) Bots / Chatbots DevOps Inteligência Artificial Big Data & Analytics, Business Inteligence.”