Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

RS: Leite mantém compromisso de não propor alta de alíquotas do ICMS mesmo na crise; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Governador avalia que é possível retomar discussões para o Estado aderir ao acordo do Regime de Recuperação Fiscal com a União ainda neste ano /CLAITON DORNELLES/ARQUIVO/JC

 

 

A arrecadação do governo do Rio Grande do Sul sofreu uma queda brusca desde o início da crise do coronavírus. Se o esforço do ajuste fiscal ainda não era o suficiente para equilibrar as contas do Estado neste ano, a situação se tornou dramática, com um atraso na folha de pagamento do funcionalismo que já supera 40 dias.

A projeção de déficit para 2021 é de R$ 7,9 bilhões. Nesse cenário, o governador Eduardo Leite afirma que irá manter o compromisso de não renovar a alta das alíquotas do ICMS em 2021. “A sociedade gaúcha já está sendo enormemente sacrificada nas condições atuais”, sustenta. Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, o governador analisa a situação do Estado e avalia que é possível aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União ainda neste ano. Apesar do otimismo, Leite aponta a instabilidade política do País como a maior dificuldade para fechar o acordo com o governo federal.

Leia mais no Jornal do Comércio