Porto Alegre, sábado, 09 de novembro de 2024
img

São Gabriel: alunos que vivem no campo recebem as atividades pelo transporte escolar*

Detalhes Notícia
Município garante continuidade dos estudos de 5,4 mil estudantes durante a quarentena

 

 

Para manter o vínculo dos estudantes da rede municipal de ensino com as escolas e garantir o avanço da aprendizagem durante a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Gabriel está empenhada em fazer chegar o conhecimento a todos os estudantes gabrielenses, independentemente da região onde vivem.

A Prefeitura de São Gabriel atende 6,9 mil alunos em suas escolas municipais. Há quase dois meses, pelo menos 5,4 mil crianças estão recebendo atividades relacionadas à sua série para realizar em casa. Apenas os alunos da educação infantil não receberam materiais, mas que a partir do mês de maio, os alunos de Pré-Escola receberão uma apostila de atividades.

Do total, apenas 25% dos estudantes utiliza meios virtuais como redes sociais ou grupos de Whatsapp para troca de conhecimento. O restante, retira as tarefas impressas na própria escola. São 16 escolas urbanas e 8 escolas do campo.

Já a realidade dos 700 alunos das oito escolas do campo é um pouco diferente: o material didático chega pelo transporte escolar, que faz a entrega nas paradas onde é realizado o embarque dos alunos. Em alguns casos, as atividades são deixadas na casa dos estudantes. Há localidades que ficam a 60km da área urbana.

“A escola é um importante espaço de socialização. É a partir dela que muitos alunos têm contato com o mundo externo, mas neste momento não é possível manter as aulas presenciais. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação de São Gabriel está trabalhando intensamente para adaptar os materiais e oferecer todo o suporte para os estudantes”, esclarece o prefeito Rossano Gonçalves (PL).

O resultado tem sido positivo. Conforme a secretaria, as atividades planejadas não são focadas no conteúdo em si, mas consideram o contexto local, dando condições para que os pais possam oferecer apoio aos filhos. O objetivo é desenvolver as crianças, respeitando as características de cada região. Desde a suspensão das aulas presenciais, a prefeitura também está oferecendo a merenda escolar a todos os alunos da rede municipal urbana, retirado pelas famílias diariamente nas escolas, sendo que a partir do sexto ano, os próprios alunos retiram a alimentação em marmitas na escola. Na educação infantil, são oferecidas duas refeições (almoço e janta).